sábado, 21 de maio de 2011

Avaliação imobiliária como indicador de mercado


Previamente à realização de uma Análise do Mercado Actual, deve ser efectuada uma reflexão preparatória, tendo em conta algumas questões que acompanham o desenvolvimento de espaços para habitação.

Assim sendo, para a determinada ponderação e análise, factores como a localização, exposição solar, o tráfego e estacionamento, a qualidade do espaço para lazer, o estudo de mercado, a lei da procura e da oferta, bem como o timing para lançar um produto, são tidos em conta, quando se faz um retrato ou análise de qualquer tipo de imóvel.

À partida, não há razões para prever que surjam dificuldades de colocação dos imóveis futuros no mercado, e nesta avaliação foram tidas em consideração as seguintes particularidades:

·         A avaliação de um imóvel desta natureza (terreno para construção) não abrange todos os detalhes da negociação e, embora se possam utilizar índices unitários de mercado, no seu conjunto, o seu preço pode afastar-se, de regras de mercado livre e concorrencial. Por esta razão, será tida em conta uma posição prudente deixando a especulação ao critério dos negociadores;

·         Os factores demográficos apresentados, anteriormente, poderão estar ultrapassados e não se pode prever o futuro com tanta clareza. Sabe-se que se trata de uma zona em consolidação, com boa localização e por conseguinte bastante apetecível.

2 comentários:

  1. Penso que sim, realmente a avaliação contribui bastante na definição do mercado de cada zona!

    O que e preciso e a população e entidades se aperceberem disso

    ResponderEliminar
  2. Realmente é muito importante uma grande avaliação.. parabéns,pelo excelente artigo!
    http://bit.ly/Livronegrodosimoveis
    Abraços
    Sucesso!

    ResponderEliminar