sábado, 21 de maio de 2011

Objectivos da Avaliação Imobiliária


A actividade da avaliação imobiliária tem, como o próprio nome indica, o objectivo final de determinar o valor imóvel. Assim, avaliar corresponde ao acto de prever o valor de mercado dum bem ou serviço. Neste caso, a avaliação é referente a um bem imóvel, onde se inclui a generalidade dos projectos imobiliários.

Desta forma, e atendendo ao caso específico do presente trabalho de avaliação, pode afirmar-se que através do mesmo se pretende definir/determinar:

·         Valor de Mercado do Terreno;
·         Potencial Construtivo;
·         Custos da Construção;

Para o caso particular de avaliação de um terreno urbano, existem dois métodos que se enquadram na prossecução do referido objectivo:

·         Método Comparativo ou de Mercado;
·         Método do Custo;

A escolha dos métodos de avaliação apresenta-se ligada à óptica sob a qual o proprietário ou um potencial comprador deseja ver o imóvel avaliado. Para determinadas “situações tipo” existe a, respectiva, adequação aos, diferentes, métodos de avaliação. No entanto, mesmo sendo o valor de avaliação determinado pelo método ou técnica que melhor se enquadra ao caso em estudo, não se deve deixar de determinar o valor por intermédio de outro método, e reflectir sobre as diferenças obtidas.

Complementarmente, são também utilizadas técnicas de tratamento de amostras, que complementam os métodos tradicionais, nomeadamente a:

·         Homogeneização da amostra (de bens imobiliários semelhantes);
·         Análise estatística (dos dados dos supracitados bens imobiliários);

Sem comentários:

Enviar um comentário